Curso de Gestão do Meio Ambiente

Se imaginarmos, em nível de Brasil, o cenário que tínhamos há 1.500 anos era belíssimo, uma abundância de recursos naturais e uma riqueza de fauna e flora que davam à impressão de que não havia a mais remota possibilidade de fim para ele. Porém, não foi isso que a urbanização, a evolução industrial e tecnológica viera nos mostrar.

Um progresso desenfreado, consumista e desrespeitoso com o meio ambiente foi o que o homem manteve gerações após gerações, cada vez mais despreocupado e ambicioso. Ao longo desse progresso matas foram desaparecendo, espécies animais entraram em extinção, o ar se tornou poluído e os recursos naturais considerados erroneamente inesgotáveis apresentaram escassez e baixa qualidade também devidos ao seu uso irrefreado e à poluição.

Foi preciso a natureza começar a se impor e reclamar seus direitos para que começássemos a dar atenção a ela. As catástrofes naturais inesperadas que mataram milhares de pessoas, as secas e chuvas fora de época, a falta de água potável, o desaparecimento de espécies animais e vegetais, as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar e o aquecimento global são alguns dos problemas resultantes de nosso descaso com o meio ambiente.

Com a tomada de consciência de que o nosso planeta vem sendo ameaçado de passar por uma crise ambiental na qual seria impossível continuar existindo qualquer tipo de vida, o homem passou aos poucos a se preocupar mais com ele, procurando medidas sustentáveis de desenvolvimento. A sustentabilidade é uma forma de continuar a evoluir sem causar ou ao menos reduzindo os impactos ambientais.

São medidas simples como reutilizar a água da chuva, reciclar o lixo, optar por formas alternativas de eletricidade, fazer o reflorestamento, utilizar produtos não agressores ao meio ambiente, colaborar com a recuperação de rios poluídos entre outras, que garantem a nossa sobrevivência.< Hoje, com a finalidade de colocar em prática o cuidado com o meio ambiente, são oferecidos pelas instituições de ensino cursos de graduação e pós-graduação voltados à manutenção deste, onde podemos aprender maneiras corretas de conservação ambiental.

Curso de Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente

Capacita o profissional para trabalhar auxiliando empresas a utilizar práticas ecologicamente corretas, preparando-as para auditorias e certificações. Capacita o profissional a encontrar soluções inovadoras para os problemas sócio ambientais, e contribuir com o avanço da tecnologia e ciência de maneira a preservar o meio ambiente.

Curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais

Capacitam o profissional a trabalhar com projetos de sustentabilidade em quaisquer áreas industriais ou empresariais.

Pós graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

Capacita profissionais para as áreas de educação, pesquisas e gestão referentes à saúde e ao meio ambiente, dando-lhes condições para propor soluções aos problemas de saúde pública ligados às questões ambientais. O mercado de trabalho tem requisitado e valorizado cada vez mais os profissionais capacitados para resolver as questões ambientais a fim de mantê-lo dentro da lei, que hoje determina deveres para com o meio ambiente e uma evolução cautelosa, que não o danifique.

Se você deseja realizar algum desses cursos, no entanto, não possui condições financeiras para isso, pode se inscrever no programa Mais Bolsas 2019, o qual disponibiliza bolsas de estudos de até 75%, sendo elas em diferentes níveis, desde a educação básica, até mesmo a pós graduação.

Gross Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *