Fiador de crédito estudantil

Se você já pensou em fazer algum tipo de financiamento ou fechar um grande negócio, já deve ter ouvido falar no fiador. Esse nome é uma peça muito importante das negociações e será essencial para alguns tipos de financiamento. Quer entender melhor? Veja a seguir o que é um fiador e de que forma você irá utilizá-lo:

O que é um fiador?

Como mencionado acima, o fiador é muito importante para alguns tipos de financiamento e pode ser que você precise de um para fechar um contrato ou negócio.

Mas afinal o que seria um fiador?

Bem, quando nos comprometemos a um financiamento ou locação, é necessário cumprir com os valores e deveres assinados em acordo. Mas caso você venha a descumprir com o combinado, é preciso que a outra parte do contrato tenha alguma garantia.

Então, é aí que o fiador vai entrar! Esta pessoa será uma forma de garantir que caso você não cumpra com a sua parte, a outra parte em questão não seja prejudicada.

Por isso, é sempre exigido que o fiador seja uma pessoa de nome limpo, com algum patrimônio e na maioria das vezes, um bom crédito no mercado. Assim ficará entendido que ele pode cobrir a sua parte se houver um problema.

Em que tipo de financiamento é necessário?

Há alguns anos atrás, o financiamento estudantil proporcionado pelo FIES exigia a presença de um financiador para garantir o pagamento posterior das parcelas. Isso não é mais uma regra para o FIES 2020, assim mais estudantes podem participar da iniciativa e conquistar o seu diploma.

O FIES mudou, mas o estudante beneficiado ainda precisa cumprir corretamente com os pagamentos do programa. Caso precise, o mesmo pode solicitar 2 via boleto FIES e mesmo sem fiador, não pode estar em atraso!

Ainda existem outros tipos de financiamento que irão exigir a presença de um fiador, como por exemplo a locação de um carro ou de um imóvel. É preciso que o fiador participe do momento de contratação, assinando os documentos junto com você e ficando, portanto, ciente das cláusulas existentes.

Uma outra situação que pode envolver a necessidade de um fiador é a solicitação de um empréstimo. Assim como nas locações citadas acima, o mesmo deverá ficar responsável por cumprir com a sua parte para o banco se você for omisso com a parte acordada. Essa pessoa pode até vir a ser solicitada judicialmente em situações extremas.

Gross Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *