SELENIUM INDICA: 5 Coisas para avaliar antes de pedir demissão

Selenium Indica

Existem duas formas de deixar um emprego: pedindo demissão ou sendo demitido. Ser demitido é quando a empresa não deseja mais o funcionário, deixando para eles alguns benefícios. Já o famoso “pedir para sair” envolve alguns diferenciais que necessitam de análise com cautela. Saiba mais!

Selenium Indica
Selenium Indica

O que é pedir demissão?

Segundo a análise técnica da Selenium, pedir demissão é a finalização da prestação de serviços de um empregado a uma determinada empresa. Todos os funcionários com carteira assinada podem desistir do emprego a qualquer momento. Mas para isso devem avisar antes. Este aviso antecipado é chamado de ‘aviso prévio’.

O pedido de demissão deve ser feito sempre ao contratante o mais breve possível. Não é uma tarefa fácil e muitas vezes pode ser um drama do chefe quando gosta do funcionário. Mas se é uma necessidade do empregado ele possui o direito de sair quando desejar da empresa.

No currículo não muda nada. Hoje em dia não é mais considerado ‘fatal’ ter uma demissão na carteira assinada. As duas formas são aceitas pelo mercado e não há preconceito em ambos os casos. Tudo depende do motivo da saída da outra empresa, o que será investigado pelo contratante.

Conheça 5 Coisas para avaliar antes de pedir demissão

Antes de levar adiante o pedido de demissão é preciso pensar em alguns pontos importantes. As cinco coisas que todo trabalhador da Selenium deve saber antes de pedir demissão são:

Ele perde direito ao seguro desemprego

O seguro desemprego só é dado ao funcionário com carteira assinada que foi demitido, e não para quem pediu para sair. O pagamento mensal do fundo de amparo ao trabalhador vai de um a seis meses dependendo do tempo de dedicação ao antigo emprego. Mas se foi um pedido partindo do funcionário, não há direito.

Existe outra situação que também não permite um seguro desemprego: demissão por justa causa. Se foi culpa do contratado a demissão ele não terá direito ao benefício.

Ele precisa avisar antes

O aviso prévio foi instituído para a empresa poder ser organizar em sua contratação. Ela necessita repor o funcionário de saída e isso envolve um tempo em seleção, treinamento e assim por diante. Em alguns casos o funcionário de saída vai treinar o novo ocupante da vaga.

Não cumprir o aviso prévio pode gerar processo para o trabalhador e perda dos direitos trabalhistas. Pode se tornar uma demissão por justa causa por abandono de função.

Cuidado com as falsas promessas

Muitos empresários e amigos podem prometer vaga de emprego. Mas se não há um contrato já exibido, pode ser uma falsa promessa. Pedir demissão é um caminho sem volta e a renda vai apertar por alguns meses. Analise com cautela.

Analise as perdas de benefícios

Trabalhar em uma empresa envolve alguns benefícios como vale alimentação, transporte, plano de saúde, dentre outros. Mesmo estando em uma função não agradável, algumas mudanças nos benefícios podem causar problemas familiares.

O plano de saúde, por exemplo, envolve um tempo de carência. Abandonar o plano com a esposa dando à luz em alguns meses pode não ser uma boa ideia.

O mercado pode não estar tão em alta

As vezes algumas propostas parecem realmente tentadoras, como abrir sua própria empresa e ser seu patrão. Mas o mercado financeiro brasileiro não está dos melhores e pode ser mais seguro ter um emprego estável a largar e partir para uma empreitada solo. Analise com calma.

Read More

Por quais motivos um Jovem Aprendiz pode ser demitido

Benefícios

O programa Jovem Aprendiz é uma parceria entre o Ministério da Educação empresas públicas ou privadas do Brasil. O sistema contratual permite que menores de idade atuem em empresas de médio a grande porte. mas apesar de ser um contrato e não tem carteira assinada, existem motivos pelos quais o jovem aprendiz pode ser demitido. Saiba mais!

Como funciona o Jovem Aprendiz?

A iniciativa do programa Jovem Aprendiz permite que estudantes a partir do nono ano entre 14 e 22 anos de idade posso trabalhar. A ideia que os jovens consigam ajuda de custo e ainda se interessa em mais pelo mercado de trabalho.

O programa do está em atuação há alguns anos. A empresa necessita solicitar a sua participação e abrir o seu próprio processo seletivo para escolher quais os jovens vão atuar na sua empresa.

Logicamente existem regras regulador. O jovem aprendiz não pode exercer uma atividade profissional considerada de risco e sem supervisão de um profissional. a maior parte dos cargos são administrativos, mas também há oportunidades na área de produção.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

O jovem aprendiz necessita primordialmente estar estudando. Deve ser matriculado a partir do nono ano do ensino fundamental. Não importa se ele repetiu algum ano anteriormente, apenas necessita estar matriculado e frequentando as aulas.

Outros requisitos básicos para participar do Programa Jovem Aprendiz 2024 são:

  • Não ter participado do programa anteriormente;
  • Ter disponibilidade para trabalhar entre 5 e 6 horas por dia;
  • Ter horário livre para trabalhar sem chocar com a rotina escolar.

Outros pré-requisitos podem ser exigidos pelas empresas. Algumas fazem questão de ajudar a quem realmente preciso só contrata jovens de baixa renda. Cada empresa pode pedir o que quiser desde que não fique fora das regras básicas do programa.

A contratação do jovem aprendiz não é com carteira assinada, mas a experiência pode ser citada no currículo. As empresas podem contratar o jovem por até 2 anos. A maior parte trabalha com o sistema de contratação por 12 meses e renovação por mais 12 meses.

Quais os motivos que podem causar a demissão de um jovem aprendiz?

E depois de assinar o contrato o jovem aprendiz pode ser demitido? Sim. Qualquer contrato pode ser quebrado se não for cumprido por ambas as partes. Tanto o jovem pode desistir de trabalhar na empresa e pedir demissão como a empresa pode cancelar o contrato quando desejar.

O cancelamento do contrato de jovem aprendiz para acontecer sem motivo. A empresa pode não querer mais trabalhar com o programa e isso não tem problema com nenhum. Mas também podem existir motivos pré-estabelecidos para a demissão. Alguns deles são:

  • Não cumprir o horário de chegada na empresa;
  • Exercer alguma atividade lícita dentro ou fora da empresa;
  • Algumas regras básicas estabelecidas pela empresa;
  • Tratar mal colegas de trabalho;
  • Não obedecer a hierarquia empresarial (não seguir as regras do chefe);
  • Dentre outras.

No momento da contratação do jovem aprendiz deve ser avisado de todas as regras que podem causar a sua demissão. Também deve ser informado sobre sua má conduta em aviso antes da demissão chegar de fato.

Apenas em casos gravíssimos a empresa demite de primeira, sem aviso.

Read More

SENAI disponibiliza cursos técnicos em diferentes áreas profissionais

Benefícios

Belo Horizonte é uma cidade que fica no estado de Santa Catarina e nela você encontra uma unidade do Senai. Essa unidade também tem toda uma estrutura para receber os seus alunos, além dos excelentes profissionais que irão ministrar os cursos presentes na mesma.

O Senai é uma excelente instituição para quem está em busca de uma qualificação diferenciada, pode ter certeza que o seu currículo profissional será destaque a partir do momento em que você tem um curso preparatório que foi realizado nessa unidade.

Você não precisa nem sair de casa para obter informações a respeito dos cursos oferecidos por essa instituição, isso por que no site é possível consultar todos os detalhes que você deseja saber. Em breve a instituição vai abrir o período para que as inscrições Senai Belo Horizonte possam ser realizadas e você deve efetuar a sua o quanto antes.

Caso você tenha interesse em estudar nessa unidade, confira aqui algumas informações a respeito dos processos seletivos abaixo!

Senai Belo Horizonte 2024

São diversos cursos oferecidos no Senai Belo Horizonte e para consultar basta entrar no site. No próximo tópico separamos os principais cursos para que você tenha conhecimento sobre as diferentes áreas abordadas. Essa unidade tem uma estrutura moderna e ótimos profissionais que vão ministrar os cursos.

Além da cidade de Belo Horizonte, o Senai de Santa Catarina ainda tem unidades espalhadas por outras regiões. Ao todo, temos 22 cidades do estado que possuem unidades do Senai, e todas elas oferecem vários cursos profissionalizantes com grandes oportunidades para a população local.

São várias áreas atendidas, mas é importante focar em uma que você tem interesse. O ideal é fazer uma análise para encontrar o curso que vai atender ao que você deseja pra vida profissional. Busque já um dos cursos Senai 2024 e não perca a chance de se profissionalizar.

Cursos Senai Belo Horizonte 2024

Importante saber dos cursos Senai Belo Horizonte disponíveis para você ter conhecimento das oportunidades. Se você já tem um foco no curso desejado, saiba que você precisa pesquisar para saber se tem ele disponível na unidade de Belo Horizonte ou não. Análise esses fatores entrando no site ou em contato com o atendimento da unidade.

Para saber dos cursos, deixamos abaixo alguns deles, veja quais são:

  • Aprendizagem industrial de confeccionador de moldes e roupas;
  • Aprendizagem industrial de desenhista arquitetônico;
  • Aprendizagem industrial de desenhista de produto de moda;
  • Aprendizagem industrial de desenhista mecânico;
  • Aprendizagem industrial de eletricista de instalações prediais;
  • Aprendizagem industrial de eletricista de manutenção;
  • Aprendizagem industrial de eletrônico de manutenção industrial;
  • Aprendizagem industrial de mecânico de automóveis e caminhões;
  • Aprendizagem industrial de mecânico de usinagem;
  • Aprendizagem industrial de oficial de edificações;
  • Aprendizagem industrial de operador de máquinas têxteis;
  • Aprendizagem industrial de padeiro e confeiteiro;
  • Aprendizagem industrial em informática.

Tem outras opções de cursos também, mas é bom analisar com calma e fazer a sua escolha. Alguns cursos Senai Minas Gerais 2024 vão pedir nível fundamental completo, outros já pedem o nível médio. Veja os requisitos necessários e não deixe saber se você preenche todos eles, motos isso é importante.

Inscrição Senai Belo Horizonte 2024

No processo de inscrição Senai Belo Horizonte, você terá data de início e término para isso, logo, não podemos perder os prazos. Eles podem ser consultados quando você entra em contato com a unidade. Se a unidade ainda não tem prazos definidos, ela tem pelo menos uma previsão, procure se informar a respeito.

Leve os documentos pessoais e cópia para que você possa fazer sua inscrição:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de escolaridade.

Também tem a opção de realizar a inscrição online, onde ela acaba sendo um recurso mais acessível do que ir até o atendimento, mas cada um vai analisar o que é melhor para si. Não deixe de se manter informado a respeito dos prazos de inscrição e demais detalhes sobre o processo seletivo.

  • Acesse www.sc.senai.br.

Como apresentado anteriormente, é possível realizar as inscrições Senai Belo Horizonte 2024 tanto pela internet, como também no atendimento presencial.

Endereço e Telefone Senai Belo Horizonte 2024

Os dados de endereço e telefone do Senai Belo Horizonte seguem abaixo, faça seu contato assim que possível e participe do processo seletivo para poder garantir a sua vaga o quanto antes:

  • Endereço: Rua São Paulo nº 1147, Itoupava Seca, 89030-001 – Belo Horizonte/SC;
  • Telefone: (47) 3321-9600.

O candidato também tem a opção de entrar em contato por meio do e-mail, caso você prefira, segue o contato: Belo Horizonte@fiesc.com.br.

Depois de saber todas as informações sobre os cursos gratuitos Senai Belo Horizonte 2024 neste artigo, garanta já sua vaga nos cursos disponíveis. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários logo a seguir!

Read More

Qual poderá ser o valor do novo piso nacional?

Benefícios

Muitos brasileiros estão ansiosos para saber o valor do Salário Mínimo 2024 e, com isso, fazer os seus planejamentos de vida. Você pode até achar um exagero, mas milhões de brasileiros terão os seus salários baseados no valor do Salário Mínimo 2024.

O nosso artigo de hoje será sobre o valor que será determinado sobre o salário mínimo e como esse valor influencia a vida de milhões de brasileiros.

Segundo pesquisas recentes, já são cerca de 50 milhões de brasileiros que possuem suas rendas com base no valor do salário mínimo. Se, por exemplo, o valor do salário mínimo sofrer algum reajuste, o rendimento dessas pessoas também sofrerá.

Se você está pensando que o salário mínimo só existe aqui no Brasil, você está enganado. Em diversos países do mundo, existe o salário mínimo, e o seu significado nada mais é do que o valor mínimo pelo qual o trabalhador pode vender sua mão de obra para qualquer tipo de serviço que for realizar.

A determinação mínima desse salário é feita pelo Governo Federal e abrange todo o território nacional, ficando livre cada estado que queira aumentar esse piso salarial a partir do valor mínimo.

Valor do Salário Mínimo Estadual e Federal

Como nós dissemos, quem determina o valor do Salário Mínimo 2024 é o Governo Federal. Cada governo poderá aumentar o valor do salário mínimo do seu estado.

Para você entender melhor, acompanhe essas informações a seguir.

Salário Mínimo Estadual

Cada governador poderá aumentar o salário mínimo do seu estado seguindo as leis específicas e sempre tendo como base o mínimo federal.

Salário Mínimo Federal

O salário mínimo federal é o valor mínimo que o Governo Federal determina que se pague a um trabalhador pelos seus serviços e ele é a base para os outros salários estaduais.

Quais Serão os Reajustes do Valor do Salário Mínimo 2024?

Ainda não foi divulgado oficialmente o Valor do Salário do comércio, até o momento. O que se sabe é que esse valor só será divulgado no início do ano de 2024, portanto, é necessário aguardar por novas informações que serão atualizadas.

Mesmo que esse valor não tenha sido divulgado ainda, você poderá conferir quais foram os reajustes praticados em 2017 para já ir se preparando para 2024.

Para você entender melhor, em 2016 o salário mínimo era de R$ 880,00. Já em 2017 esse valor subiu para R$ 937,00, ou seja, sofreu um reajuste de 6,47% ou R$ 57,00.

O que isso significa? Isso significa que cada estado deverá tomar como base esse valor do salário mínimo federal para determinar qual será o valor do seu salário mínimo.

Os estados que não possuem alteração de valor dos salários, pagando para os seus trabalhadores o valor do salário mínimo federal, são:

  • Acre;
  • Amapá;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Tocantins;
  • Sergipe;
  • Roraima;
  • Rondônia;
  • Paraíba;
  • Pará;
  • Piauí.

Os estados que possuem o valor do salário mínimo diferente, ou seja, um pouco maior, são:

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Santa Catarina;
  • Ceará;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul.
Read More

Parcelamento IRPF:Juros e Prazos IRPF, Como Parcelar

Renda

O parcelamento IRPF 2023 é uma das formas que a Receita Federal libera para os contribuintes quitarem este imposto. Ainda não sabe como funciona o parcelamento IRPF 2023? Então continue nos acompanhando e confira todas informações sobre essa opção de pagamento do Imposto de Renda. Abaixo, todos os detalhes sobre!

Parcelamento IRPF

Todos os anos uma parcela dos cidadãos brasileiros precisam se regularizar com o Governo Federal. Isso é possível com o pagamento do Imposto de Renda, onde os contribuintes informam todos os seus rendimentos e contribuições daquele ano.

Existem alguns casos onde o contribuinte não possui condições financeiras de realizar o pagamento no débito à vista. Pensando nisso, a Receita Federal disponibilizou o parcelamento IRPF 2023, onde é possível parcela os valores à serem pagos em diversas vezes.

Esse parcelamento só está disponível para aquelas pessoas que estão com débito na Receita. E atenção! É válido lembrar que é de suma importância analisar o parcelamento, pois nem sempre essa opção é vantajosa para o contribuinte.

Como funciona o parcelamento IRPF?

Assim como já mencionamos anteriormente, o parcelamento IRPF 2023 é uma alternativa de pagamento para aqueles que estão com débitos na Receita Federal.

O cidadão que optar por essa forma de pagamento, deverá escolher no ato da solicitação quantos meses deseja parcelar sua dívida, sendo possível no máximo 8 meses. Os valores das parcelas são divididas por igual!

Ao finalizar o procedimento, é de suma importância estar sempre atento(a) à data de pagamento para evitar atrasado.

A seguir, confira informações importantes sobre o parcelamento IRPF 2023:

* O parcelamento pode ser feito até 8 meses;
* Esta opção de pagamento pode ser feita por qualquer pessoa que esteja com débito junto à Receita Federal;
* As parcelas mensais são reajustadas de acordo com a evolução da taxa SELIC.

Como fazer o parcelamento IRPF?

Todo o procedimento do parcelamento IRPF 2023 pode ser feito pela internet, através do site oficial da Receita Federal.

Siga as instruções a seguir com o programa Imposto de Renda 2023 para solicitar:

* Acesse o site oficial da Receita Federal → Clicando aqui ;
* Faça o download do programa;

* Com o programa instalado em seu computador, informe os dados solicitados;

* Verifique todas informações sobre;
* Escolha a quantidade de parcelas desejadas;
* Pague o DARF gerado pelo sistema;
* Agora basta apenas levar o documento preenchido acima, além de um documento com foto até a unidade da Receita Federal mais próxima.

Tabela de parcelamento IRPF

Confira a seguir, a tabela de parcelamento IRPF contendo as taxas e juros a serem cobradas:

Veja a seguir:

Quota Vencimento Taxa de juros aplicável para pagamento no prazo 1ª parcela ou quota única 29/04/2023 _ 2ª 31/05/2023 1% 3ª 30/06/2023 Taxa Selic de maio + 1% 4ª 29/07/2023 Taxa Selic acumulada (maio e junho/2022) + 1% 5ª 31/08/2023 Taxa Selic acumulada (maio, junho e julho/2022) + 1% 6ª 30/09/2023 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho e agosto/2022) + 1% 7ª 31/10/2023 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto e setembro/2022) + 1% 8ª 30/11/2023 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro/2022)

Diferença entre o pagamento à Vista e Parcelado
Existem algumas diferenças entre o pagamento à vista e parcelado do Imposto de Renda. Antes de concluir o procedimento de solicitação, é de suma importância que os contribuintes estejam atentos à essas informações, escolhendo a melhor forma de pagamento.

A seguir, confira a diferença entre eles:

Pagamento à vista

* O pagamento do imposto é feito em um única parcela;
* Essa opção não tem incidência da taxa SELIC.

Pagamento Parcelado

* Tem incidência da taxa SELIC no valor das parcelas mensais;
* O pagamento é feito através de instituições financeiras conveniadas da RFB;
* O contribuinte é obrigado a aceitar o débito automático.

Saiba também como realizar a consulta imposto de renda 2023!

Read More

Inscrições PROUNI: entenda os requisitos

Estudos

Os candidatos interessados em obter uma bolsa de estudos integral ou parcial já podem se preparar para as inscrições Prouni 2023. São diversas instituições parceiras do programa. Saiba mais a seguir sobre as inscrições Prouni 2023 e efetue a sua o quanto antes!

Este programa disponibiliza vagas principalmente aos estudantes que são egressos de escola pública e também egressos da escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

O sistema de seleção desses candidatos é totalmente informatizado e as vagas Prouni 2023 são distribuídas de maneira segura sem qualquer tipo de ação fraudulenta.

Ao todo, desde 2016, já são mais de 1,9 milhões de estudantes que se formaram graças ao Prouni e, detalhe, 70% deles com bolsa integral, ou a partir de vagas remanescentes PROUNI 2023.

Juntamente com outros programas importantes como o FIES e o SISU, o acesso de pessoas com baixa renda aos bancos das universidades privadas se tornou mais fácil.

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa criada pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação que tem como principal objetivo oferecer bolsas de estudo a brasileiros que não possuem condições de pagar as mensalidades da faculdade.

As inscrições Prouni 2023 são disponibilizadas pela internet. Todos os candidatos devem atender aos requisitos obrigatórios exigidos pelo programa.


Requisitos Prouni

Para se candidatar e participar da inscrição Prouni 2023, os candidatos devem atender alguma dessas condições descritas abaixo.

Confira:

  • Ter se formado no Ensino Médio em escola pública;
  • Ter se formado no Ensino Médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • Ter se formado no Ensino Médio em escola pública e privada na condição de bolsista integral;
  • Possuir alguma deficiência física ou mental;
  • Ser um professor atuante da rede pública de ensino;
  • Ter realizado o ENEM e não ter obtido nota zero na prova de redação;
  • Não possuir diploma de formação no Ensino Superior;
  • Comprovar a renda per capita familiar de até 3 salários mínimos.

Como calcular a renda da minha família?

O cálculo da sua renda familiar é bem fácil de fazer. Basta somar a renda bruta de todos os componentes da sua família (lembrando que são apenas as pessoas que moram na mesma casa que você) e depois dividir por essa mesma quantidade de pessoas.

 

Poderão fazer as inscrições Prouni 2023 apenas os candidatos que tiverem um resultado de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para ser bolsista integral, por exemplo, o candidato deve apresentar uma renda per capita familiar de até 1 salário mínimo e meio. Para bolsistas parciais, a renda sobe para até 3 salários mínimos.


Cursos Prouni 

Antes de procurar como são feitas as inscrições Prouni 2023, você precisa conhecer os cursos que são oferecidos. Listamos algumas opções para você conhecer e já escolher o seu.

Para que quando as inscrições PROUNI 2023 estiverem abertas no dia 28 de janeiro, você não perder tempo. E não se esqueça que o prazo será até dia 31 do mesmo mês.

Os cursos Prouni 2023 são oferecidos por instituições de Ensino Superior altamente qualificadas e conhecidas nacionalmente. Acompanhe a seguir:

  • Administração;
  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Ciências contábeis;
  • Matemática;
  • Química;
  • Engenharia;
  • Engenharia química;
  • Engenharia civil;
  • Engenharia mecânica;
  • Ciências da computação;
  • Ciências biológicas.

Inscrições Prouni 

As inscrições Prouni 2023 já estão disponibilizadas pela internet e são feitas de maneira rápida e sem complicações. Não esqueça dos prazos!

Veja a seguir como se inscrever quando as inscrições Prouni 2023 estiverem abertas:

  • Acesse o site oficial ou clique aqui;
  • Procure a opção para se inscrever e clique nela – por enquanto essas inscrições não estão abertas;
  • Preencha corretamente as suas informações e finalize a sua candidatura.

No site antigo, as inscrições eram feitas seguindo os passos abaixo:

Calendário Prouni 

A inscrições, começam dia 28 e encerra dia 31, como já falamos. E em seguida temos seus resultados, que são:

  • 4 de fevereiro: resultado da primeira chamada;
  • 4 até 11 de fevereiro: comprovar documentos;
  • 18 de fevereiro: divulgação da segunda chamada;
  • 18 até 28 de fevereiro: procedimento de inscrição para a segunda chamada.

Não perca os prazos. Se programe!

Continue a leitura com: MEC lança portaria do processo de seleção para financiamento estudantil!

Read More

Pagamento de novo lote do abono começa nesta quinta

Trabalhador

Todo ano a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento do PIS PASEP para trabalhadores que tem direito ao abono. Para receber este benefício neste ano o cidadão deve estar qualificado e preencher alguns critérios estabelecidos na lei. Estabelecido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o benefício é processado pela caixa econômica e para aqueles que têm conta na Caixa Econômica é pago diretamente em conta dispensando assim a ida até a lotérica com o cartão cidadão em mãos para receber o benefício.

Calendário do PIS

A expectativa para o início do pagamento do PIS 2023 está prevista para a primeira semana do mês de julho desse ano. As Datas são definidas conforme a data de nascimento de cada um.

Quem tem direito ao PIS

  • Para ter direito ao PIS é necessário é preciso estar qualificado em todos os itens abaixo. Do contrário não é possível receber o benefício. Apenas trabalhadores que:
  • Ter remuneração média de até 2 (dois) salários mínimos.
  • Ter exercido atividade remunerada pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) durante o ano passado.
  • Ter informado corretamente seus dados na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS referente ao ano de 2014 cujo prazo de entrega é Março de 2019.
  • Trabalhadores urbanos e rurais vinculados a empregador Pessoa Física, diretores sem vínculo empregatício, empregados domésticos e menores aprendizes NÃO TÊM direito ao abolo salarial o PIS.

O valor do abono salarial (PIS) é equivalente a 1 (um) salário mínimo vigente na data do pagamento. Estimasse que em 2019 o valor do PIS seja de R$ 724,00 reais.

Onde sacar o PIS

  • Terminais de atendimento da Caixa Econômica Federal
  • Unidades Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Read More

Porque Fazer um Curso de Fotografia?

Estudos

Curso de Fotografia no SENAC SP – O SENAC 2023 é uma das instituições de ensino mais indicadas quando o assunto é a procura pro-qualificação. Quantas e quantas vezes vemos os cursos oferecidos por essa instituição, cursos esses que tem um peso grande em nosso currículo, e que é essencial para que possamos atuar no segmento em que temos interesse.

Portanto, veremos detalhes a respeito do Curso de Fotografia SENAC SP, muitas pessoas da área, ou que desejam atuar na mesma, tem interesse em estar fazendo e por isso que é bom se informar mais a respeito.

CONHEÇA AS MODALIDADES DO CURSO DE FOTOGRAFIA SENAC SP

Saiba que as vagas do Curso de Fotografia SENAC SP 2023 são limitadas por curso, porém hoje essa instituição oferece quatro tipos de modalidades dentro dessa área, veja quais são elas:

  • Curso de Bacharelado em Fotografia
  • Curso de Pós-Graduação em Fotografia Aplicada
  • Curso Técnico em Processos Fotográficos
  • Cursos Livres de Fotografia

FAÇA SEU CURSO DE FOTOGRAFIA SENAC SÃO PAULO

Existem essas quatro modalidades e você deve decidir qual deles fazer. Nos cursos livres é onde tem mais opções, por que eles dividem os cursos por categoria. Para o seu conhecimento veja quais são essas categorias abaixo:

  • Formação Básica em Fotografia
  • Fotografia Digital Profissional
  • Fotografia Panorâmica e 360º
  • Fotografia Publicitária
  • Fotografia de Arquitetura
  • Fotografia de Casamento
  • Fotografia de Moda, Beleza e Retrato
  • Illustrator e Photoshop CS6 – Ilustração Digital e Tratamento de Imagens
  • Introdução à Fotografia Digital
  • Introdução à Iluminação para Estúdio
  • Oficina de Flash Fotográfico Eletrônico
  • Photoshop CS6 – Tratamento de Imagem
  • Retrato Comercial
  • Tratamento de Imagem para Fotógrafos

Essas são as modalidades dentro dos cursos livres, e por isso se você tem interesse em algum desses ou mesmo nos outros saiba que a inscrição Curso de Fotografia SENAC SP ocorre somente na unidade em que você vai fazer. Por isso anote quais são os documentos que você deve levar para apresentar e fazer a matricula:

  • RG
  • CPF

Procure a unidade para que você possa fazer a matricula no Curso de Fotografia SENAC SP e deixe sua vaga garantida. Um curso como esse tem um ótimo peso no currículo do profissional e por isso que ele não pode abrir mão do mesmo. Ainda mais hoje em dia que temos vários profissionais nessa área, então temos que ter o nosso diferencial, por que isso é importante.

SITE SENAC

Caso você queira se informar mais a respeito procure a unidade do SENAC SP mais próxima de você, ou entre no site, segue abaixo o endereço de acesso:

  • Site SENAC São Paulo: www.sp.senac.br
Read More

Qual a pontuação mínima para conseguir um curso pelo SISU?

Estudos

O SISU é um programa do Governo Federal que oferece bolsa de estudo integral em instituições públicas. Devido a vantajosa oportunidade que o sistema oferece, muitas pessoas disputam uma vaga por meio do programa. Com isso, as notas obtidas no ENEM necessitam ser cada vez mais altas. Já que a seleção é feita por aqueles que obtiverem as maiores pontuações.

O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é selecionar alunos para as universidades públicas do país, em âmbito estadual e federal.

Para conseguir uma vaga no SISU 2023, os candidatos precisam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no anterior ao de inscrição no SISU. Os que obtiverem as maiores notas, considerando o curso e o número de vagas por instituição, serão selecionados.

A inscrição no programa acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. A maioria das universidades públicas do país utilizam o sistema como forma de recrutamento dos seus alunos.

Como calcular a nota do SISU?

Cada universidade pública possui uma lista de SISU notas de corte. Considerando o número de oportunidades por curso e os inscritos para a vaga. Quanto mais candidatos, maior a nota de corte. Já que automaticamente a disputa fica mais acirrada.

A nota é o resultado do que foi conquistado no ENEM. Dentro dos 4 conteúdos aplicados nas duas provas, mais a redação. A nota máxima é de 1.000 pontos. Mas, aqueles que conquistam acima de 800 pontos podem declarar está uma nota excelente.

Considerando que a prova é complexa, e exige muita atenção dos candidatos, o INEP também pondera o padrão de resposta de cada estudante. Sem se limitar ao número de acertos.

Notas de corte SISU

Depois do ENEM, outra média que é muito disputada é o Fuvest notas de corte. Com o vestibular os candidatos tentam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP), uma das principais do país.

Para ter um parâmetro do que é exigido, as notas de corte UFPR  tem sua menor pontuação em torno de 570 com curso menos disputado. E as notas de corte UNICAMP têm o mínimo de 540 pontos.

É importante considerar que quanto mais disputado for o curso, a nota aumenta. Então, cursos da área da saúde, direito e matemática possuem notas de corte maior.

Read More

Consulta de Benefícios do Governo pelo Telefone e Internet

Benefícios

Com o avanço da tecnologia e a facilidade que temos para a comunicação, muitos serviços prestados pelo governo não precisam mais serem feitos pessoalmente. A consulta PIS 2022 é um desses serviços que podem ser feitos por telefone ou acessando a internet. Antigamente, para se fazer a consulta PIS 2022, o cidadão enfrentava filas intermináveis. Hoje, tudo mudou.

Acompanhe ainda o Calendário do PIS 2022!

Segundo a consulta PIS 2022, o valor a ser pago para todos os trabalhadores das empresas privadas que atendam aos requisitos exigidos pelo governo federal continua o mesmo, que é o equivalente a um salário mínimo. Recentemente, publicamos sobre esses requisitos. Para quem não viu, vamos repeti-los. Confira a seguir:

  • Para poder usufruir desse benefício, é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos
  • A remuneração do ano-base anterior (nesse caso, 2021) não pode ser maior do que 2 salários mínimos
  • O trabalhador precisa ter registro em carteira de pelo menos 30 dias trabalhados em 2021 independentemente da empresa, por exemplo, você pode ter trabalhado 15 dias na empresa X e mais 15 dias na empresa Y
  • O cadastro precisa estar atualizado junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): esse cadastro, assim como o envio das informações, é de responsabilidade do empregador, portanto, procure mantê-los sempre atualizados

Fique sempre atento a essas informações. Se você atender todos esses requisitos, não terá problema nenhum em sacar o seu benefício. Para saber mais informações, a consulta PIS 2022 é uma ótima ferramenta. Leia mais aqui no blog!

Consulta PIS 2022: Como receber o meu benefício?

Você pode fazer a consulta PIS 2022 de uma maneira muito mais prática e fácil pelo telefone ou pela internet.

Se o seu benefício já estiver disponível para saque, existem algumas opções para você escolher o que for melhor. Veja:

  • Você pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal munido de um documento de identidade com foto e realizar o saque
  • Se já possuir o Cartão Cidadão, o saque pode ser feito em qualquer caixa eletrônico ou agência da Caixa Econômica Federal
  • Se você já possuir uma conta da Caixa, o processo é mais simples, basta informá-la no momento do cadastro e o seu benefício será depositado na sua conta assim que ficar disponível – essa opção é a mais rápida

Consulta PIS 2022: Como realizar a consulta?

Se você atender todos os requisitos do governo, você poderá receber o benefício do PIS como citamos aqui neste post. O recebimento desse benefício vai depender do mês do seu aniversário.

Para você não ter nenhum constrangimento e sair de casa tranquilamente, é muito importante realizar a consulta PIS 2022 seja por telefone ou pela internet. Assim, você saberá se o seu benefício já está disponível.

Como realizar a consulta PIS 2022 pela internet

Para você realizar a sua consulta pela internet, basta acessar esse link.

O procedimento é bem simples: tenha em mãos o número do seu PIS e a sua senha. Caso não possua senha, basta fazer o cadastro.

Como realizar a consulta PIS 2022 pelo telefone

A consulta pelo telefone é realizada através do SAC da Caixa. O número é 0800 726 0101 e a ligação é gratuita.

Read More

Salário Mínimo 2022: Valor, Reajustes, Tabela

Renda

Para todos os trabalhadores brasileiros uma das informações que eles mais desejam ouvir é o aumento do salário mínimo 2022, afinal, quem é que não gosta de receber mais um pouco não é mesmo? Se você procura por informações sobre o salário mínimo 2022, saiba que está no lugar certo. Aqui reunimos todos os detalhes sobre!

Salário Mínimo 2022 e o seu valor

O Salário Mínimo é um dos principais direitos alcançados pelos trabalhadores brasileiros, uma vez que o valor decretado pelo governo evita possíveis discrepância entre as classes.

Todos os anos ele valor sofre reajustes, mesmo que pequenos, assim como aconteceu em 2018. O aumento foi de apenas 1,8% passando de R$937,00 para R$954.

Para o Salário Mínimo 2022, espera-se que o valor tenha um reajuste de 11,57%. Deste modo, com a mudança o aumento vai ser de R$92,00. Com isto, o valor deve ser elevado para R$1020,00.

Tabela de evolução do Salário Mínimo

Assim como já mencionamos anteriormente, o Salário Mínimo tem seu valor reajustado todo o início de ano pelo Governo Federal.

Para que você tenha uma noção do aumento deste salário, abaixo montamos uma tabela com a evolução ao passar dos anos. confira:

Data em Vigor Salário Mínimo Nacional Lei/MP/Decreto

01/01/2018 R$:1.020,00 (previsto) —-
01/01/2017 R$:937,00 13.152/2015
01/01/2016 R$:880,00 8.618/2015
01/01/2015 R$:788,00 8.381/2014
01/01/2014 R$:724,00 8.167/2013
01/01/2013 R$:678,00 7.872/2012
01/01/2012 R$:622,00 7.655/2011
01/03/2011 R$:545,00 12.382/2011
01/01/2011 R$:540,00 516/2010
01/01/2010 R$:510,00 12.255/2010

Salário Mínimo 2022 Regional

Muitas pessoas não sabem, mas alguns estados brasileiros possuem seus próprios valores de salário mínimo 2022, conhecido como Salário Mínimo Regional.

O valor do salário mínimo nesses estados, pode ou não ser inferior ao valor definido a nível nacional!

Abaixo, confira os estados que possuem o Salário Mínimo Regional:

  • São Paulo: O valor é de R$ 1.000,00
  • Rio de Janeiro Piso Salarial 2018: O valor é de R$ 1.052,34
  • Rio Grande do Sul Piso Salarial 2018: O valor é de R$ 1.103,66
  • Santa Catarina Piso Salarial 2018: O valor é de R$ 1.009,00
  • Paraná Piso Salarial 2018: O valor é de R$ 1.052,34

O piso salarial regional não se aplica aos aposentados e pensionistas do INSS, cujo valor de salário seguem a legislação federal.

Como é calculado o Salário Mínimo Líquido?

Antes de mais nada, o salário mínimo 2022 Líquido é o valor final que chega para o trabalhador, isso devido aos inúmeros impostos pagos pelos mesmos.

Para que você entenda melhor como calculá-lo, confira abaixo quais são os tributos e percentual dos descontos feitos:

  • INSS – de 8 a 11%, dependendo do valor do salário do trabalhador;
  • IRRF – de 0 a 27,5%, dependendo do salário do trabalhado;
  • Vale transporte – até 6% do salário;
  • Vale refeição – até 20% do salário;
  • Contribuição sindical;
  • Pensão alimentícia – *Se aplicável;
  • Assistência médica – *Se aplicável;
  • Atrasos e faltas – *Se aplicável.

Ciente dos tributos pagos, agora você irá conferir como calcular o valor do salário mínimo 2022 líquido:

  • Quem ganha R$ 1.002,70 terá o desconto do INSS:

Desconto para salários até 1.556,94 = 8%

  • Mas estará isento do Imposto de Renda:

Desconto para salários até 1.903,98 = 0,00%

Cálculo:

  1. Retirando 8% – 1.002,70
  2. Seriam aproximadamente 80,22 de desconto
  3. Valor líquido do salário: 922,48.

Informação Importante: De todos os descontos indicados acima, somente o INSS será obrigatório em qualquer caso.

Atenção: O valor do Salário líquido de cada trabalhador, vai depender unicamente da quantidade de direitos e tributos trabalhistas que você está contribuindo. Ou seja, quanto mais impostos pagar, menor será o seu salário.

Read More